Gustavo Franco

Gustavo Franco

Gustavo Franco presidiu o Banco Central do Brasil entre os anos de 1997 e 1999, e é um dos principais nomes brasileiros na área. Graduou-se em economia pela PUC do Rio de Janeiro e, em seguida e completou seu mestrado, também pela PUC-Rio, em 1982, primeira colocada em 1983 no Prêmio BNDES de Economia para teses de mestrado.

Esta tese foi seu primeiro livro publicado, com o título Reforma monetária e instabilidade durante a transição republicana. Em seqüência, doutorou-se na Universidade de Harvard, 1982-1986, onde estudou a hiperinflação sofrida nos anos vinte pela Alemanha, Polônia, Áustria e Hungria.

Logo em seguida, retornando ao Brasil, para o Departamento de Economia da PUC do Rio de Janeiro, foi professor, pesquisador e consultor em assuntos de economia, durante 1986-1993, especializando-se em inflação, estabilização, história econômica e economia internacional, áreas em que publicou extensamente.

Nesta época publicou, além de inúmeros artigos em revistas acadêmicas, três livros. Em seguida, durante 1993-1999, foi secretário de política econômica adjunto do Ministério da Fazenda, diretor de Assuntos Internacionais e presidente do Banco Central do Brasil. Nesta época venceu prêmios como Economista do Ano 1997, prêmio concedido pela Ordem dos Economistas de São Paulo, através de eleição pelos membros da Ordem, e “Central Banker of the year, 1998”, prêmio concedido pela revista Euromoney, setembro de 1998.

Teve participação central na formulação, operacionalização e administração do Plano Real. A partir de sua experiência de governo publicou dois livros: O Plano Real e Outros Ensaios, Editora Francisco Alves, Rio de Janeiro, 1995; e O Desafio Brasileiro: ensaios sobre desenvolvimento, globalização e moeda, São Paulo: Editora 34, 1999.

Em 2000 fundou a Rio Bravo Investimentos, empresa de serviços financeiros, fusões, aquisições, investimentos e securitizações. Participou e participa de diversos conselhos de administração, consultivos e de eventos corporativos como palestrante.

Em paralelo, mantém alguma atividade acadêmica (aulas e pesquisas) e escreve para jornais e revistas (O Estado de São Paulo, Jornal do Brasil, Veja, Época).

Palestras

Em suas palestras, Gustavo Franco discute a situação econômica do Brasil, trançando tendências e analisando as perspectivas para o futuro. Além disso, suas apresentações podem ser personalizadas de acordo com as necessidades de cada cliente.

Compartilhe

Sobre o Author

aRENa-__.-BiZ_..-AdMIn