Ricardo Noblat

Ricardo Noblat

Ricardo Noblat, nascido em Recife é um jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco.

Trabalhou como repórter do jornais Diário de Pernambuco, Jornal do Commercio e das sucursais do Jornal do Brasil e da revista Veja em Recife. Noblat também foi chefe de redação da sucursal da revista Manchete. Chefiou a sucursal da revista Veja durante dois anos, em Salvador. Depois foi editor-assistente da mesma revista em São Paulo.

Em Brasília desde 1982, foi editor regional da sucursal do Jornal do Brasil. Trabalhou novamente como repórter da sucursal de O Globo, em 1989, de onde foi chefiar a sucursal da revista IstoÉ. Entre 1991 e 1992 trabalhou em Angola na campanha de José Eduardo dos Santos, que já governava aquele país desde 1979 sem nunca ter sido eleito. Assumiu em 1994 a direção de redação do jornal Correio Braziliense, permanecendo no cargo até novembro de 2002.

Em março de 2004 criou o Blog do Noblat, hospedado no site do jornal O Globo. Hoje, ele escreve às segundas-feiras para o jornal O Globo. Seu blog é o mais antigo e mais premiado sobre discussões políticas do país.

Ricardo Noblat também é autor dos livros A Arte de Fazer um Jornal Diário, O Que É Ser Jornalista e Céu dos Favoritos. Entre os meses de Setembro de 2008 e Setembro de 2009, o jornalista manteve um contrato para pesquisa, produção e apresentação de um programa semanal para a Rádio Senado.

Palestras

Em sua palestra “Jornalismo Online: o fenômeno dos blogs”, Ricardo Noblat fala sobre a tendência mundial de mudança das mídias tradicionais para a web, além de traçar um paralelo com outros meios de comunicação (rádio, TV, jornais e revistas).

Livros Publicados

Compartilhe

Sobre o Author

aRENa-__.-BiZ_..-AdMIn