Pit Stop Experience

O Pit Stop Experience consiste em um programa de treinamento e fortalecimento do espírito de equipes. Inclui uma palestra e dinâmica vivencial, no qual os participantes têm a oportunidade de enfrentar um desafio inusitado: trocar os pneus de uma réplica de carro de F1 no menor tempo possível, além do debriefing para fortalecer as habilidades trabalhadas.

É um programa de grande impacto e aprendizado, aliado a integração e espírito de equipe. Abrange as analogias do mundo da F1 com o mundo corporativo e debriefing compartilhado entre os times.Proporciona aos participantes as mesmas sensações vividas pelas equipes de F1 nas trocas de pneus: emoção, competitividade, pressão por resultados e espírito de equipe.

Duração: O programa como um todo dura certa de 2 horas e meia, sendo aproximadamente 50 minutos para a palestra do consultor Cadu Lemos e o restante para a atividade e debriefing.

A palestra

Com base em sua experiência como gestor de equipes de alta performance e estudioso das dinâmicas de grupo à época de professor do MBA da Fundação Dom Cabral e IBMEC, bem como da relação dos conceitos com o mundo corporativo, o consultor Cadu Lemos desenvolveu os “9Cs” de alta performance.Trata-se de uma “mandala” com nove pontos de referência que estabelece comportamentos, atitudes e competências que uma equipe disciplinada deve ter para se tornar bem sucedida.São eles:

• Comunicação: de cima para baixo e vice-versa, fluida e transparente, com grande possibilidade de se construir um ambiente onde haja…
• Confiança: um dos pilares mais importantes. Deve-se confiar em si, no colega, no ambiente, para que se caminhe rumo ao…
• Compromisso: de forma mútua e entre todos os integrantes, para que se chegue à…
• Colaboração: em vez da competição interna, comportamento comum na maioria das empresas atualmente, todos serão beneficiados se houver a cooperação entre os integrantes.
• Conquista: se torna mais fácil se o grupo age de acordo com os pontos acima. Toda conquista leva à…
• Celebração: fundamental em equipes de alta performance, que estejam juntas para comemorar as pequenas e as grandes conquistas, pois estreita os laços de comunicação de forma genuína.
• Compartilhamento: de informações com outras áreas e equipes, para que diminua a curva de aprendizado dos indivíduos e a empresa ganhe em escala.
• Continuidade / Correção: verificação do que deu certo e do que não deu dentro da estratégia traçada, para eventual ajuste.
• Causa: “C” central da mandala, que faz toda a engrenagem rodar. Refere-se ao motivo e à forma que fazem as coisas serem como são.

A competição

Na parte vivencial do programa, há a competição em que se ressalta o espírito de colaboração.Trata-se de um jogo modular que pode ser disputado por equipes de dois, cinco, nove ou 13 competidores, com uma réplica de um carro de F1. A réplica é fácil de transportar e de montar, e ocupa um espaço de apenas 4×8 metros.A atividade, que pode durar uma manhã ou um dia inteiro, é monitorada eletronicamente e gravada em vídeo por quatro câmeras.Após o término, as equipes são reunidas para analisar o desempenho, comparando a competição com o dia-a-dia na empresa, apontando pontos positivos e os que devem ser aperfeiçoados.

O equipamento, único no mundo, foi desenvolvido por Mario Pati Jr., um dos maiores conhecedores de automobilismo de competição do Brasil, para ser manipulado por pessoas de todos os portes físicos. , na réplica os pneus pesam apenas dois quilos, e a pistola, 800 gramas Comparados com 16 e 5 quilos respectivamente no original.

A nova ferramenta, que já foi empregada em eventos do Citibank, Banco Itaú, Redecard, Nokia, Telefônica, Odebrecht, SKY e Infoglobo (O Globo, Diário de S. Paulo, Agência Globo, Extra e Globo Online) entre outros, tem como foco eventos corporativos, como treinamentos e workshops, feiras, convenções, vendas, capacitação de liderança e de espírito de equipe.

Fotos

 

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