Brasilis Playback Theatre

Brasilis Playback Theatre

O Playback Theatre é uma forma original de teatro de improvisação, nascida Estados Unidos, criada por Jonathan Fox, e já tem mais de 30 anos de aplicação, sendo que hoje, encontramos companhias que utilizam essa técnica em aproximadamente 60 países.

No Brasil, as empresas começaram a usar essa técnica me meados do ano 2000.

Fundada em 2006, a Brasilis Playback Theatre funciona como uma consultoria de pessoas em Recursos Humanos, buscando o desenvolvimento pessoal por meio de recursos lúdicos.

O Playback Theatre têm sido utilizado em diversos eventos corporativos e treinamentos e têm como principais objetivos ajudar nos seguintes aspectos:

 

– na comunicação;
– na reconciliação;
– no processo de gestão de mudanças;
– no processo de gestão de pessoas;
– na celebração de resultados;
– na superação de desafios.

Espetáculo

A mecânica do espetáculo baseia-se em histórias contadas pelos colaboradores da empresa, e encenadas pelo grupo. Há os atores no palco, músico e um condutor, que faz a interface entre platéia e elenco.

O público é instigado a contar histórias pessoais, sobre temas relevantes para o cliente.

O próprio colaborador é quem escolhe quem ele quer que represente os personagens. “Com base nas histórias, mostramos que os aprendizados do dia-a-dia podem ser utilizados na vida corporativa”, conta Mario Moura, fundador do grupo.

Essa técnica é utilizada como uma importante ferramenta em lugares onde as pessoas precisam se ouvir, ou onde há interesse em dar oportunidade às vozes menos ouvidas.

Nas apresentações são tratados assuntos de áreas como recursos humanos, marketing e vendas. Um aspecto interessante é que a dinâmica evita ao máximo impor uma moral da história para os funcionários. Apenas guia a reflexão.

Principais Trabalhos

– Como enfrentar mudanças;
– Como superar desafios;
– Vitórias;
– Construindo o futuro juntos;
– Diversidade;
– Aposentadoria: dos medos às realizações;
– Gestão de Pessoas – um momento marcante;
– Integração de equipes;
– Aprendendo com a crise;
– Gestão por competências.

Porque contratar?

Para alguns, contar histórias traz catarses, ou simplesmente afirmações. Para outros, é um passo importante para a conexão. Para grupos, é uma forma de construir pontes, fortalecer e celebrar os laços já existentes.

“O Playback Theatre© é artístico, curador, construtor de comunidade, visionário, tudo ao mesmo tempo. É, talvez, uma síntese dessas funções todas nem sempre familiares `as nossas culturas por centenas de anos.”

Jo Salas

 

Estrutura

Atores no palco, músico e um diretor, que faz a interface entre plateia e elenco.

A plateia participa contando histórias pessoais, que são encenadas logo a seguir, sem nenhuma combinação anterior.
Uma apresentação de Playback Theatre leva cerca de 1h30. Neste tempo, fazemos algumas histórias de aquecimento e até 3 histórias, relativas ao tema contratado.

Em algumas ocasiões, dependendo do contexto, fazemos ao final de nossa apresentação, um bate-papo com a plateia (10′), a respeito do trabalho em equipe. A partir de relatos dos colaboradores, fazemos analogias entre a nossa arte e o trabalho realizado na organização.

Para a apresentação, recomendamos que a plateia esteja sentada em formato auditório.

 

Nestlé, Natura, Accor, Alpargatas, Bradesco, Santander, Nextel, Claro, Comgás, Cielo, Cargill, Itaú, L’oréal, Sky, Suzano, Roche, Siemens, Grupo Ibope, Grupo Abril, ABN Amro são algumas das empresas que usufruíram dos benefícios do método.

 

Fotos

  

  

 

Vídeo

Compartilhe

Sobre o Author

aRENa-__.-BiZ_..-AdMIn