Cristiane Correa

Cristiane Correa

Cristiane Correa é jornalista e palestrante, especializada em negócios e gestão.

É autora do livro Sonho Grande, que narra a trajetória dos empresários Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, donos da ABInbev, Lojas Americanas, Burger King e Heinz. Para escrevê-lo, a autora fez quase 100 entrevistas com diversas pessoas próximas ao trio de empresários como o megainvestidor americano Warren Buffett. Lançada em abril de 2013, a obra imediatamente entrou para a lista de best sellers de não ficção no Brasil e Cristiane foi eleita pela revista Época como uma das personalidades mais influentes do Brasil no ano.

Em abril de 2014 o livro foi lançado nos Estados Unidos, com o nome Dream Big.

 

Para se dedicar a Sonho Grande, Cristiane deixou para trás uma carreira de sucesso na revista Exame, onde trabalhou por quase 12 anos – metade desse tempo na função de editora executiva.

Na publicação foi responsável pela produção e edição de dezenas de reportagens de capa e entrevistou os CEOS das maiores empresas brasileiras e de diversas multinacionais, além de grandes gurus de gestão como o americano Jim Collins.

Formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, tem especialização em Publishing pela Universidade Yale..

Antes disso trabalhou na revista IstoÉ e em grandes empresas de comunicação corporativa. Sua experiência profissional inclui ainda consultoria em media training para altos executivos e mediação de debates.

Sonho Grande:
O que homens e mulheres de negócios podem aprender com Jorge Paulo Lemann e seus sócios 

A produção do livro Sonho Grande e a longa experiência como jornalista de negócios lhe credenciam a falar sobre:

EMPREENDEDORISMO:

Pesquisas recentes mostram que empreender é o maior sonho do brasileiro, superando sonhos como comprar a casa própria ou ascender na carreira (dentro de uma empresa). Lemann, Telles e Sicupira são os empreendedores brasileiros que mais longe chegaram. Conquistaram não apenas o mercado brasileiro, mas também o global. Hoje são donos de empresas como AB Inbev, Lojas Americanas, Burger King e Heinz. Como construíram esse fabuloso império que os colocou entre os 10 homens mais ricos do Brasil (Lemann é o primeiro colocado)?

Cristiane conta essa trajetória em detalhes, com seus acertos e erros, e mostra como a experiência dos três pode ser aproveitada também por outras empresas.

A própria trajetória de Cristiane é um exemplo de empreendedorismo: abriu mão de um excelente emprego numa grande editora (e de um bom salário, bônus, carro da empresa etc) para se arriscar em uma nova empreitada aos 40 anos.

CULTURA:

Nas empresas em que o trio de empresários investe executivos não contam com as típicas mordomias das grandes corporações. Eles não têm escritórios individuais, carros oferecidos pela empresa nem restaurantes diferentes dos demais funcionários. É uma cultura de simplicidade e busca obsessiva por resultados. Para os melhores, o topo; para quem não se adapta, rua. Estima-se que o trio tenha produzido entre 200 e 300 milionários ao longo dos 40 anos de sociedade (cada um deles com um patrimônio superior a 10 milhões de dólares).

Praticamente todos se tornaram sócios do trio em alguma das empresas. É uma cultura baseada em dividir para crescer. Cristiane faz um contraponto interessante com outras empresas brasileiras que conheceu ao longo da carreira, e que ainda hoje pregam a formalidade e a hierarquia rígida.

LIDERANÇA:

Nos últimos anos a ideia de gente que faz carreira em uma única empresa parece ter caído em desuso. Boa parte dos executivos (e da chamada geração Y) procura ampliar sua experiência trocando de emprego com alguma frequência. Um levantamento recente da Booz Allen mostra que o tempo de permanência médio de um CEO numa empresa brasileira é de 2,5 anos. Será que essa rotatividade é produtiva para a carreira dos funcionários? Para as empresas?

Nas companhias do trio de empresários brasileiros a regra é outra: seus principais executivos têm décadas de casa. Todos têm participação acionária nas companhias. Sentem-se (e são, de fato) donos delas. A diferença, como diz Carlos Brito, CEO da AB Inbev, é a mesma entre dirigir um carro próprio e um alugado: de qual deles você cuida melhor?

Vídeo:

 

Compartilhe

Sobre o Author

aRENa-__.-BiZ_..-AdMIn