Junior

Junior

Um dos mais completos jogadores do futebol brasileiro, Leovegildo Lins Gama Júnior, o Júnior, lateral e meio-campista do Flamengo nos anos 70, 80 e 90, hoje é comentarista esportivo de televisão.

Como jogador, Júnior, que nasceu em João Pessoa (PB) no dia 29 de junho de 1954, foi lançado no time profissional do Flamengo no começo dos anos 70. No início, ele atuava como lateral-direita, mas depois se efetivou na lateral-esquerda, onde colocou no banco de reservas Wanderley Luxemburgo, hoje técnico.

A partir de 1979, Júnior passou a ser nome certo nas convocações da seleção brasileira. O “Capacete”, apelido dado pelos seus colegas de clubes, fez parte do inesquecível time de 82, comandado por Telê Santana. O Brasil, favorito, foi eliminado na Copa do Mundo da Espanha pela Itália, de Paolo Rossi, no estádio Sarriá.

Com a camisa canarinho, Júnior fez 81 partidas e marcou 5 gols, um deles foi justamente no Mundial da Espanha, em 82, contra a Argentina. A seleção brasileira bateu o time do novato Diego Armando Maradona por 3 a 1.

Depois de brilhar no Flamengo, Júnior partiu para a Itália. Lá, ele defendeu o Torino, de 1984 a 1987, o Pescara, de 1987 a 1989. Retornou ao Brasil, mais uma vez para vestir a camisa do Flamengo, em 1989.

Comandou o jovem time da Gávea, que tinha Nélio, Marquinhos, Fabinho, Paulo Nunes, Marcelinho, entre outros, ao título brasileiro de 1992. À época, Júnior era o meio-campista da equipe comandada pelo técnico Carlinhos e que derrotou o Botafogo nas finais. Júnior, aliás, marcou gols nos dois jogos decisivos: 3 a 0 e 2 a 2.

Júnior encerrou a carreira em 93. Chegou a receber propostas para defender outras equipes, entre elas o Botafogo, mas não quis trocar o seu amor, o Flamengo, por um time rival. Com a camisa rubro-negra foram 857 jogos, 492 vitórias, 210 empates e 155 derrotas. Ele marcou 73 gols pelo Flamengo.

Após sua aposentadoria, Júnior alavancou o futebol de areia, levando-o à condição de esporte reconhecido e sucesso de público. Participou das primeiras grandes conquistas da seleção, levando inclusive outros grandes craques do campo, como Zico e Cláudio Adão. Atualmente trabalha como comentarista esportivo da Rede Globo de Televisão e da Sportv.

Palestras

Em suas palestras, Júnior aborda temas como obtenção de sucesso, fazendo analogias entre futebol e vendas, usando como base experiências pessoais e profissionais, personalizando a mensagem conforme a necessidade do cliente.

Conta sobre sua experiência como “espião” na Copa do Mundo de 1994, comparando os treinadores com os gerentes e falando sobre integração, trabalho sobre pressão e superação para atingir um objetivo, bem como motivação individual e coletiva.

Fala também sobre sua experiência como jogador do Flamengo campeão mundial em 1981 para exemplificar a união e a superação em prol de um objetivo único, enfatizando que o “difícil não é chegar e sim se manter no topo”.

Compartilhe

Sobre o Author

aRENa-__.-BiZ_..-AdMIn