Marco Antonio Conejero

Marco Antonio Conejero

Marco Conejero tem 10 anos de experiência na indústria de agribusiness, atuando em projetos e pesquisas na área de Inteligência de Mercado, Análise da Competitividade, Análise de Viabilidade Econômica, e Planejamento Estratégico de Organizações, Arranjos Produtivos, Associações Setoriais e Cadeias Produtivas.

Atualmente é gerente do Research & Knowledge Center no Centro de Serviços em Agribusiness da PwC Brasil (Pricewaterhouse Coopers), localizado em Ribeirão Preto-SP, onde coordena os trabalhos de inteligência competitiva, pesquisas de mercado e análises de cenários e tendências para os diferentes segmentos do agribusiness.

É também economista e doutor em administração pela FEA/USP. Mestre em administração de organizações pela FEA-RP/USP. Foi pesquisador-visitante da Howard University, em Washington DC, EUA, em 2006, e da Universidad de Buenos Aires, Argentina, em 2009.

Formação Acadêmica
• 2007-2011 – Doutor em Administração (Estratégia e Marketing Industrial, FEA/USP, 2011). Título da Tese: Planejamento e Gestão Estratégica de Associações de Interesse Privado (AIP) do Agronegócio: Uma Contribuição Empírica. Bolsa: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Santander Universidades.
• 2004 – 2006 – Mestre em Administração de Organizações (Marketing Ambiental, FEARP/USP, 2006). Título da Dissertação: Marketing de Créditos de Carbono: Um Estudo Exploratório. Bolsa: Ryoichi Sasakawa Young Leaders Fellowship Fund (SYLFF) Program, Tokyo Foundation.
• 1999 – 2003 – Economista (Economia dos Custos de Transação e Organização Industrial, FEA/ USP, 2003). Título da Monografia: Seqüestro de Carbono: Uma solução de Mercado para o problema da externalidade. Orientadora: Prof. Dra. Elizabeth M.M.Q. Farina, Bolsa: Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico – CNPQ.

Atividades Profissionais
Desde 2011 é gerente da PwC Agribusiness Research & Knowledge Center, onde coordena quatro analistas na realização de trabalhos de Inteligência de Mercado como análises de competitividade setorial, estudos de viabilidade técnica e econômica para diferentes culturas, pesquisas de mercado e análises de cenários e tendências.

Além de oferecer apoio técnico às equipes técnicas na prospecção, elaboração de propostas e execução de projetos, o centro de inteligência procura transferir internamente o conhecimento em Agribusiness por meio de publicações e treinamentos (presenciais e e-learning).

Também, procura demonstrar o diferencial competitivo da PwC por meio da participação em eventos e na mídia em geral com artigos, entrevistas e palestras técnicas.

Foi consultor sênior do grupo Markestrat (Centro de Pesquisa e Projetos em Marketing e Estratégia) de 2007 a 2010 e foi pesquisador do PENSA (Centro de Conhecimento em Agronegócios da FIA/FEA/USP) de 2001 a 2008. Trabalhos de maior relevância:

– SEBRAE-MG (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Minas Gerais): O projeto envolveu uma análise de atratividade/competitividade de 21 Arranjos Produtivos Locais (APLs), localizados no Estado de Minas Gerais, dentre eles os APLs de Algodão no Triângulo Mineiro e Cana-de-açúcar no Pontal Mineiro. Foi elaborado um estudo para entender a dinâmica dos negócios agroindustriais, suas tendências, bem como um diagnóstico da competitividade do APL comparativamente a outras regiões produtoras.

– UNCTAD (United Nations Conference on Trade and Development): elaboração de um position paper que cobriu os seguintes itens: a) panorama da produção agrícola e do agronegócio brasileiro; b) panorama da cadeia agroindustrial da cana de açúcar; c) análise sobre os investimentos de empresas transnacionais na cadeia agroindustrial da cana de açúcar; d) sugestões de políticas públicas de incentivo ao investimento estrangeiro no agronegócio.

– CODEVASF (Companhia para o Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba): o trabalho visou atrair empresas do agronegócio para as regiões de atuação da CODEVASF, com a produção de alimentos e bioenergia em áreas irrigadas, inserindo pequenos produtores nas suas cadeias de suprimento. A metodologia do trabalho se dá através de estudos de viabilidade técnica e econômico-financeira, que compara a região do Vale do São Francisco com uma região natural de expansão da cadeia produtiva.

– Zilor Energia e Alimentos: parecer sobre a sustentabilidade do modelo de parceria agrícola da Zilor (ex-Usina Zillo Lorezentti) com produtores rurais no suprimento de cana.

– SEBRAE-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo): O mapeamento das redes produtivas (fluxos de bens e serviços e recursos monetários) de 14 usinas instalados na região de Barretos, com entrevistas complementares em 3 cooperativas fornecedoras de insumos agrícolas (Copercitrus, Copercana e Carol) e 2 parceiros estratégicos (CATI e ACI-Barretos). Nas entrevistas em profundidade, foram levantados dados do setor de compras, identificando os fornecedores de insumos e serviços, tanto para área agrícola como industrial.

– Banco Mundial (World Bank): revisão do estudo de viabilidade mercadológica e edafoclimática para vários sistemas agroindustriais potenciais para o Projeto de Irrigação Baixio do Irecê, no estado da Bahia. Entre as culturas estudadas destacam-se: banana, mamão, uva, laranja, limão, cana-de-açúcar.

É Professor de Análise Sistêmica dos Agronegócios, Planejamento Estratégico. Marketing e Sustentabilidade nos Agronegócios em cursos de graduação e pós-graduação latu sensu.

Palestras

Marco Antonio Conejero aborda em suas palestras temas: Agronegócios em geral, Sistema Agroindustrial da Cana, Sistemas Agroindustriais para o Biodiesel, Organização Industrial, Marketing Industrial, Sustentabilidade (Triple Bottom Line – People, Planet and Profit).

Atualmente, é professor nos cursos de MBA (Master of Business Administration) em Agronegócios, da FUNDACE (Fundação para o Desenvolvimento da Adminstração, Contabilidade e Economia), sendo responsável pelas seguintes disciplinas: Marketing Ambiental, Bioenergia (ou Agroenergia), Tecnologias Limpas e Créditos de Carbono.

Tem publicado mais de 20 artigos nos anais da AMA Conference (International Food and Agribusiness Management Association) e Wageningen University Conference (International Conference on Management in Agri-Food Chains and Networks, The Netherlands). Suas palestras são customizadas de acordo com a necessidade de cada empresa.

Compartilhe

Sobre o Author

aRENa-__.-BiZ_..-AdMIn