Rodrigo Pimentel

Rodrigo Pimentel

Rodrigo Pimentel, mais conhecido como Capitão Pimentel, é capitão reformado da Polícia Militar do Rio De Janeiro. Foi membro da Polícia Militar do Rio de Janeiro, de 1990 a 2001. Como capitão, atuou no BOPE de 1995 a 2000.

Em 1997, concedeu entrevista na qual relata com detalhes a sua experiência no BOPE em operações no combate ao tráfico de drogas em morros no Rio de Janeiro e discorre a respeito da atividade policial especializada na capital. É pós-graduado em sociologia urbana pela UERJ. Foi articulista do Jornal do Brasil e co-produtor do documentário Ônibus 174.

Ex-integrante do Bope, hoje consultor de segurança, Pimentel entrou para a polícia com 18 anos. Seu primeiro contato com o cinema foi durante a produção de Notícias de uma Guerra Particular. Foi durante as filmagens do documentário Ônibus 174, sobre o sequestro do ônibus 174 no Rio de Janeiro, que Pimentel comentou seu interesse de fazer uma ficção sobre a polícia do Rio, baseados em relatos de amigos e na sua própria experiência no Bope. Nascia ali a idéia do Tropa de Elite.

Em 2005, com o roteiro do filme já em andamento, Pimentel escreveu o livro Elite da Tropa, em parceria com Luiz Eduardo Soares e André Batista.

Após muitos acharem que o personagem principal do filme Tropa de Elite, o Capitão Nascimento, é inspirado em si mesmo, Pimentel declarou que foi um personagem criado e totalmente fictício baseado em acontecimentos ocorridos com ele e com outros integrantes do BOPE. Hoje Rodrigo Pimentel é comentarista de segurança da Rede Globo e faz participação no RJTV 1º edição e no Bom Dia Brasil.

Palestras

Palestra: CONSTRUINDO UMA TROPA DE ELITE

Sob a Inspiração do filme “Tropa de Elite”, a palestra propõe estabelecer a relação entre a realidade do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais da PM do Rio de Janeiro), das empresas e atividades do mundo corporativo.

O foco principal da abordagem é o que está além dos processos: o compromisso com a marca (empresa): o foco no resultado; o trabalho de equipe; a superação de limites – metas; a liderança mútua; e a auto-realização no cumprimento da missão-tarefa.

A interação entre o público e o ex-capitão do BOPE, Rodrigo Pimentel – Roteirista do Filme, Coordenador do Curso de Operações Especiais, retratado no roteiro e um dos oficiais que serviu de inspiração para o CAPITÃO NASCIMENTO, interpretado pelo ator Wagner Moura – tem como objetivo despertarem as pessoas para superarem os “desafios” do ambiente competitivo de trabalho e para focarem a liderança sob o aspecto dos “homens de preto” do BOPE.

Algumas empresas que já contrataram: Adidas, Banco Fator, Banco Ficsa, Banco Itaú, Iolab, Claro, Grupo Águia, Johnson, Panrotas, Perdigão, Roche, Rossi Engenharia, Santander, Sinduscon, Uniao Quimica, Unibanco, Visagio, Vivo, entre outras.

 

Rodrigo Nascimento    Capitao Nascimento
Rodrigo Pimentel / Capitão Nascimento

Compartilhe

Sobre o Author

aRENa-__.-BiZ_..-AdMIn