Professor Menegatti
Prof. Menegatti é administrador de empresas com MBA em Gestão Empresarial. Durante 16 anos foi diretor de uma empresa de varejo. Foi presidente da Associação Catarinense de Supermercados, o 4º maior PIB do setor no Brasil. Atuou como professor em cursos de graduação e pós-graduação nas cadeiras de Administração de Serviços e Gestão do Capital Humano.
Há dez anos vem se dedicando exclusivamente a carreira de palestrante e tem levado às empresas, palestras personalizadas com uma combinação perfeita de conhecimento, entusiasmo e experiência prática, gerando com isso uma melhora significativa na eficácia das organizações.
Participou como coautor dos livros “Gigantes da Liderança”, “Gigantes das Vendas” e do “Áudio Venda Mais”. Prof. Menegatti foi lembrado entre os 25 palestrantes mais requisitados no Brasil quando o assunto é Vendas e Liderança.
Prof. Menegatti tem como clientes mais de 500 empresas, entre as quais: Petrobras, Itaú, Volks, Brastemp, Caixa, Bosch, ArcelorMittal, General Optical, Meincol, Perdigão, Bayer, Coca-Cola, Unibanco, HSBC, Sebrae, Positivo, Penalty, ABAD, Bunge, MDias Branco, BV, John Deere, Claro, AstraZeneca, Souza Cruz, Correios, Alphaville, Sadia, CNDL, Seara, Safra, Parati, SENAC, RedeTV, Unimed, Furnas, ABTD, Martins, ABRH, ALSHOP, Klabin, Core, Cyrela, McDonald´s, BRFoods, Luxaflex, Banco do Brasil, UNICAMP, Market Place, AMCHAM, Meincol, Luxottica, Johnson&Johnson, ABRAS, Anamaco, HACO, Ajinomoto, General Mills, Banco24Horas, CONAD.
Palestras
» PALESTRA: CAMPEÃO DE VENDAS
Essa palestra oferece uma série de ideias, métodos, estratégias e técnicas que você pode usar imediatamente para fazer mais vendas, com muito mais velocidade e precisão. Se você colocar em prática o que aprender nessa palestra, fará parte do seleto grupo dos 10% melhores profissionais de vendas.
Tópicos abordados:
- Credibilidade: a chave mestra da carreira do vendedor
- Como criar reserva mental em vendas
- Como aprender e usar técnicas profissionais
- Todo mundo é vendedor e tudo é vendável
- Como usar objeções para fechar negócios
- Estabeleça e alcance todas as suas metas de vendas
- Gaste algum tempo observando e analisando seus clientes
- Pontos chaves para o sucesso em vendas
- Características dos melhores vendedores
- Qual a melhor hora para fazer uma venda?
- A maioria dos vendedores desiste cedo demais
- As decisões de comprar são emocionais
- Seja profissional o tempo todo.
» PALESTRA: MOTIVAÇÃO DE EQUIPES
Um dos maiores desafios das organizações é manter sua equipe motivada! Por quê? Porque pessoas motivadas pensam com mais clareza, focalizam mais o seu intelecto nos projetos que estão desenvolvendo e o resultado é uma maior criatividade e assertividade. As empresas que investem constantemente na melhoria do ambiente de trabalho, permite que seus colaboradores se tornem mais propensos a atingirem as metas estabelecidas.
Tópicos abordados:
- Descubra os dois desejos que determinam o comportamento.
- A motivação é temporária ou permanente?
- Motive sua equipe, reconheça seus feitos e recompense pelo trabalho.
- Descubra o que lhe desperta e estimula a seguir em frente.
- O reconhecimento é tão motivador quanto o dinheiro.
- Pessoas motivadas garantem maior resultado para as empresas.
» PALESTRA: SUPERAÇÃO E MOTIVAÇÃO
Quantos compromissos você assumiu ao longo da vida e que acabaram sendo abandonados por estar diante de situações difíceis. É próprio da vida apresentar obstáculos, exigindo grande esforço de sua parte para superá-los. Esteja comprometido com seus objetivos, não importando a quantidade, nem a dimensão dos problemas que vierem à sua frente. Vá em frente! Você fará a diferença em todo o lugar que estiver!
Tópicos abordados:
- Como trabalhar sob pressão
- Arrisque fazer o inusitado
- Incentivo como fator de motivação
- O que você faz no presente determina seu futuro
- A coragem sustenta todas as outras qualidades
- Compreenda o poder das metas
» PALESTRA: ATENDIMENTO – A JOGADA CERTA PARA VENDER!
A previsão para a COPA de 2014 é que circule entre infraestrutura e receita gerada pelos turistas quase 200 bilhões de reais. Serão 3,7 milhões de turistas que estarão no Brasil nos dias do mundial e que em média ficarão 15 dias, conhecerão 4 cidades e gastarão cerca de 11 mil reais. O Sebrae mapeou 930 oportunidades de negócios, mas em todas elas existe um ponto em comum, atender com excelência os turistas.
Tópicos abordados:
- Qual o perfil do turista que estará no país?
- Foque na Experiência de Compra para que seu cliente volte.
- Ideias para melhorar o desempenho do seu time em campo.
- Desenvolver um negócio específico para a Copa, não é negócio.
- O que faz o cliente ficar indeciso na hora da compra?
- Táticas para descobrir o padrão de negociação do seu cliente.
- Uma das mais populares ferramentas de promoção de vendas.
- O que fazer quando o seu cliente está esperando para ser atendido?
- Qual o legado que o mundial deixará para o Brasil?
» PALESTRA: ATENDIMENTO GERA VENDAS
As projeções para o final dessa década são de que o mercado consumidor brasileiro irá quase dobrar de tamanho e por isso, seremos o quinto maior mercado de consumo do planeta. Essas informações indicam o salto que o Brasil dará e para aproveitarmos as oportunidades que virão, teremos que treinar nossas equipes para prestarem um excelente atendimento ao cliente, capaz de gerar vendas e trazer lucros jamais vistos antes em nossas organizações.
Tópicos abordados:
- Você precisa entender que quando compram, homens e mulheres são diferentes
- Quanto mais tempo o cliente estiver dentro da loja, mais ele comprará.
- O que fazer quando o cliente está esperando?
- Cuide bem do NÃO CLIENTE, para que ele não importune o seu cliente.
- Melhorando as condições de VISIBILIDADE na sua loja
- NÃO OFEREÇA muitas opções ao cliente.
- Respeite a opinião do seu cliente.
- Dê atenção aos pequenos detalhes.
» PALESTRA: EXCEDENDO AS EXPECTATIVAS DO CLIENTE
Quer tornar sua empresa mais lucrativa, quer ser um prestador de serviços extraordinário e encantar seus clientes com um atendimento que exceda às suas expectativas? Tenha um time de colaboradores que transformem os serviços da sua empresa numa verdadeira chave para o sucesso.
Tópicos abordados:
- 85% do sucesso da sua empresa dependem das pessoas.
- Produtos vêm e vão. O relacionamento é o que agrega valor.
- Líderes da rapidez. Algumas empresas estão ganhando mercado com essa estratégia.
- Encante seu cliente antes que o seu concorrente o faça.
- O cliente de hoje é mais consciente do valor. Então venda valor, não venda preço.
- Como conquistar, manter e aumentar a fidelidade dos clientes.
- Orientação para o atendimento ao cliente: seja motivado em servir com excelência.
» PALESTRA: COMUNICAÇÃO GERADA PELO CLIENTE…
Antigamente, tinham-se poucos canais de comunicação com o cliente. Uma reclamação feita no SAC ficava restrita ao conhecimento de poucas pessoas. Mas, a internet é uma plataforma que proporciona aos clientes uma voz coletiva e está mudando as regras para as empresas em todo o mundo.
Um simples clique no “mouse” poderá fazer com que uma única pessoa possa propagar, para milhões e milhões de pessoas, suas opiniões, emoções e com isso comece a fazer parte da era chamada CGC – Comunicação Gerada pelo Cliente.
Tópicos abordados:
- Não se tem mais o poder sobre as decisões e o comportamento dos clientes.
- Estabeleça um relacionamento aberto e de confiança com seus consumidores.
- De atenção redobrada a credibilidade do seu produto e da sua empresa.
- Responsabilize-se pelas falhas do seu produto.
- Faça com que o cliente seja o cocriador dos seus produtos.
- Sua empresa terá que ser totalmente transparente.
- Guarde as informações dos seus clientes a sete chaves.
- Você usa as ferramentas certas para ouvir seu cliente?
- O seu site é sua maior ferramenta de vendas e de relacionamento com o cliente.
» PALESTRA: INOVAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE SUCESSO
Analise o que aconteceu na última década para concluir que a maioria das recentes riquezas foi conquistada por estreantes no setor ou por empresas jovens que criaram novos produtos e serviços, atraindo a atenção dos consumidores e despertando seu desejo de compra. A única conclusão a que se pode chegar é que a inovação cria novas riquezas!
Tópicos abordados:
- Quais os mitos da inovação?
- Ao contrário do que muita gente imagina, ter e implementar ideias não significa que você deva ser um inventor genial.
- A habilidade para resolver tecnicamente um problema é muito diferente da capacidade de fazer com que os consumidores adotem a solução proposta.
- Um grande erro é achar que a inovação refere-se apenas a produtos, quando ela pode ocorrer de muitas outras formas.
- Não há nada mais errado que relacionar inovação a grandes ideias.
- A “desinovação” pode trazer muito sucesso.
» PALESTRA: CRIATIVIDADE INOVADORA
É preciso observar que o tempo entre o lançamento e a aposentadoria de um produto está ficando cada vez menor. A criatividade deverá ser em pouquíssimo tempo, uma das qualidades indispensável dos profissionais e das empresas que não quiserem fazer parte da história contada nos bancos escolares. Assim como foi as Mobylettes, as famosas Bombas Flit, os tênis conga e as máquinas de escrever Olivetti.
O objetivo desta palestra é mostrar a você algumas fontes de inspiração para tornar você uma pessoa extremamente criativa na solução de problemas e desafios aparentemente impossíveis de resolver.
Tópicos abordados:
- Quais as fontes de inspiração para criatividade?
- Faça exercícios que estimulam a sua mente
- Tipos de criatividade: criação, combinação, mudança
- Para produzir resultados, você precisa ter atitudes criativas
- Para desenvolver a criatividade, você precisa desenvolver a PERSISTÊNCIA
- Tolerar erros é uma prática comum nas empresas criativas
- Exemplos de empresas mundialmente conhecidas por sua criatividade
» PALESTRA: OS DESAFIOS DA MUDANÇA
Por que fazemos sempre a mesma coisa? Por que repetimos coisas erradas o tempo todo? Por que fazemos coisas que podem ser negativas nas nossas vidas? Por que muitas vezes queremos crescer e as nossas atitudes nos fazem regredir?
Por que temos dificuldade em determinar o nosso comportamento em benefício próprio? Desafiar novos caminhos requer muito esforço, mas acomodar-se nas velhas atitudes é fatal nos dias de hoje. Se você quer ter destaque na sua vida profissional ou se você deseja alçar voos mais altos dentro da sua empresa é importante mudar. Sempre!
Tópicos abordados:
- Você tem que ter um motivo que te leve a agir.
- A mudança ocorre pelo desejo de ganhar ou pelo medo de perder.
- Criando um sistema de crença comprometido com o sucesso.
- Você não pode mudar a sua vida sem mudar o que está dentro de você.
- Quando você pensa grande as coisas começam a acontecer.
» PALESTRA: O LÍDER INFLUENCIADOR
Uma pesquisa tinha por objetivo mostrar o que faz homens e mulheres se tornarem líderes. O resultado apontou que 10% são líderes natos, 05% por consequência de crises dentro das organizações e 85% por influência de outros líderes. De cada cinco líderes, existentes hoje nas empresas, quatro chegaram à liderança por influência de líderes experientes sobre eles. Ou seja, para crescer, você terá que liderar pessoas, para multiplicar você terá que desenvolver líderes.
Tópicos abordados:
- Como você está construindo sua equipe?
- Só um líder pode treinar outro líder.
- Um líder não se forma da noite para o dia.
- Entendendo os Níveis de influência ou de liderança,
- Quando o caráter do líder é mais importante que sua competência para liderar.
- As pessoas ensinam o que sabem, mas reproduzem o que são.
- Não há limites para o sucesso, quando não limitamos as pessoas.
» PALESTRA: LIDERANÇA VISIONÁRIA
“Uma visão sem ação é somente um sonho, uma ação sem visão é passatempo, uma visão com ação transformará a sua vida” Joel Barker. Nos dias de hoje, num mundo cada vez mais competitivo, os imitadores ou os seguidores de caminhos já percorridos, cada vez mais, vão perdendo lugar e estão sendo substituídos por pessoas que tem a capacidade de ver além daquilo que seus olhos podem enxergar, tem uma visão do futuro antes mesmo dele existir, abandonam as crenças tradicionais, ousam, constroem, criam oportunidades; Pessoas que aprendem a associar o que aparentemente não se associam, estão recebendo todo tipo de alegrias e recompensas. Enfim descobriram a Chave para uma vida de sucesso…
Tópicos abordados:
- O que é importante saber sobre VISÃO.
- Olhos que enxergam são comuns, olhos que discernem são raros.
- Para se encontrar uma oportunidade você deve olhar o presente e projetá-lo no futuro.
- As empresas precisam de visionários: nos negócios, que destruam tradições e descubram novos caminhos.
- Tenha uma visão para onde o cliente está indo e chegue lá primeiro.
- A visão é ver o futuro antes dele existir.
- A importância de ter uma atitude entusiasta.
» PALESTRA: COMO LIDAR COM CONFLITOS NO AMBIENTE DE TRABALHO
As empresas estão com muita dificuldade de comunicação, convivência, trabalho em equipe e insubordinação dos funcionários. O resultado disso é que 87% das demissões são geradas por deficiência em relações interpessoais e não por incapacidade técnica. Para se ter uma ideia, da maioria dos colaboradores que são mandados embora, apenas 20% assumem que tiveram dificuldades pessoais, outros 80% descarregam a culpa nos colegas e na empresa.
Tópicos abordados:
- Por que está acontecendo tantas desavenças no mundo empresarial?
- Diversidade de gerações em um só ambiente de trabalho.
- Quais os efeitos dos conflitos nos relacionamentos?
- Mecanismos defensivos para lidar com conflitos.
- Conflitos são necessários para que não haja estagnação.
- Técnicas de Administração de Conflitos.