Ricardo Amorim

Ricardo Amorim

Economista formado pela Universidade de São Paulo e pós-graduado em Administração e Finanças Internacionais pela E.S.S.E.C. (École Supérieure des Sciences Economiques et Commerciales) de Paris com bolsa de estudos da CCINT (Comissão de Cooperação Internacional).

Desde o início de 2003, é um dos apresentadores do Manhattan Connection, o programa de maior longevidade da televisão a cabo brasileira, no ar desde 1993.

Desde 1992, Ricardo Amorim trabalha na indústria financeira como economista e estrategista de investimentos globais.

Seu interesse por outros países, economias e culturas levou Ricardo Amorim a visitar mais de 60 países em viagens de negócio e lazer e trabalhar na Europa e Estados Unidos. Desde o início de 2001, ele mora em Nova York.

Além de apresentar o programa Manhattan Connection, ele é, desde 2004, Diretor de Estratégia de Investimento e Economia para a América Latina de um dos maiores bancos da Alemanha, o WestLB.

No WestLB, Ricardo gerencia uma equipe de economistas nos Estados Unidos, Brazil, México e Argentina encarregada de analisar perspectivas econômicas e políticas mundiais e desenvolver estratégias de investimentos na América Latina para clientes em todo o mundo.

Antes de juntar-se ao WestLB, ele foi Diretor de Estratégia de Investimento para a América Latina da IDEAglobal, uma das maiores consultorias de investimento do mundo.

Também em Nova York, Ricardo foi Economista Sênior e Estrategista para Mercados Emergentes do maior banco francês, o BNP Paribas.

No passado, em São Paulo, foi Economista Sênior do BankBoston, Economista-Chefe do Itaú Bankers Trust Asset Management, Chefe de Análise de Risco e Economia do Banco Fenícia, analista da consultoria econômica MCM e lecionou no curso de pós-graduação em Gestão de Risco da Universidade São Marcos.

Atuou ainda na Divisão de Mercados Emergentes do Banco Société Générale em Paris.

Ricardo Amorim é constantemente entrevistado e escreve colunas sobre perspectivas econômicas e financeiras mundiais para as principais redes de televisão, jornais e revistas do globo.

Palestras

Carisma, dinamismo e capacidade de traduzir as implicações das grandes tendências mundiais para o dia-a-dia de cada um em linguagem objetiva e direta são as marcas registradas das palestras que Ricardo Amorim executa em todo mundo.

Único brasileiro incluído na lista dos mais importantes e melhores palestrantes mundiais do Speakers Corner, Ricardo Amorim profere, há anos, palestras sobre economia e tendências no Brasil e exterior. Ricardo Amorim é palestrante em eventos fechados de empresas de destaque, congressos, feiras de negócios, e universidades como Harvard e Columbia. Foi palestrante-âncora e dividiu painéis com figuras ilustres, de economistas ganhadores do Nobel a ministros de estado e presidentes de bancos centrais.

Desde 1994, proferiu mais de uma centena de palestras em português, inglês e espanhol no Brasil, Estados Unidos, Europa, Japão e América Latina, sendo sempre escolhido como o melhor ou um dos melhores palestrantes dos eventos em que participou.

Devido à sua linguagem simples e acessível, seu público é bastante amplo, indo de jovens estudantes a grandes executivos e empresários, de mulheres empreendedoras a líderes do agronegócio, de profissionais de marketing e vendas a dirigentes de federações e associações setoriais. Suas palestras são personalizadas, segundo o público-alvo e os objetivos dos organizadores, garantindo o interesse e a compreensão de todos e a aplicabilidade da mensagem nas mais diversas áreas de atuação. Aborda temas como:

– Economia mundial em transformação: impactos nos seus negócios;
– Brasil: aproveitando a melhor década da história;
– China e Brasil: semelhanças, complementariedades e diferenças;
– A década do varejo;
– Agronegócio: o motor do Brasil;
– Construindo o futuro: setor imobiliário em franca expansão;
– O século dos BRICs: Brasil, Rússia, Índia e China;
– Copa do Mundo e Olimpíadas: impactos em turismo e infraestrutura;
– Pré-sal e etanol: o Brasil movendo o mundo;
– Desafios de sustentabilidade em um mundo em transição;
– Revolução tecnológica: oportunidades e desafios para o Brasil;
– Educação: a chave para o futuro;
– O Brasil de Dilma.

Compartilhe

Sobre o Author

aRENa-__.-BiZ_..-AdMIn