Marcos Gouvêa de Souza
Marcos Gouvêa de Souza é um dos maiores conhecedores e especialistas de varejo do país.
Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, SP, foi professor da própria FGV e da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).
É sócio-diretor da GS&MD, uma das maiores empresas de consultoria em varejo e consumo do país.
É palestrante internacional e coautor dos livros:
Multivarejo na Próxima Economia;
Segmentação – Opções Estratégicas para o Mercado Brasileiro;
Marcas & Distribuição – Desenvolvimento Dominação Estratégica e Vantagem Competitiva no Mercado Global;
Mercado & Consumo, Mercado & Consumo – volume 2, Data & varejo, Neoconsumidor – digital, multicanal, global;
Metaconsumidor.
Autor dos livros Centrais de Negócios – Uma Revolução na Distribuição, Alianças para o Sucesso no Varejo e A Quinta Onda dos Serviços no varejo.
Membro do Conselho do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV) e do Ebeltoft Group.
Coordenou vários estudos especiais, entre eles se destacam:
– A Redescoberta do Real Mercado Brasileiro;
– Propaganda no Varejo;
– A Revolução das Marcas;
– Franchising no Varejo;
– Globalização no Varejo.
Foi executivo, durante dezoito anos, de empresas nacionais e internacionais de varejo, como o Grupo Fenícia, Lojas Arapuã, Sears e Dillard’s.
Tem graduação, pós-graduação e mestrado na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, e graduação na Escola Superior de Propaganda e Marketing.
Em 1988 recebeu o Prêmio Caboré como Profissional de Marketing, eleito através de pesquisa realizada pela revista Meio & Mensagem.
Por oito anos, lecionou na Escola Superior de Propaganda e Marketing e na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas.
Participou, como dirigente, do quadro das seguintes instituições :
– Confederação Nacional dos Diretores Lojistas (CNDL);
– Associação Brasileira de Anunciantes (ABA);
– Conselho de Auto Regulamentação Publicitária (CONAR);
– Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Palestras
Em suas palestras, Marcos Gouvêa de Souza aborda temas relativos ao varejo em geral e também de setores específicos. Alguns tópicos que podem ser abordados:
– Estratégia e Marketing
– Supply Chain (Cadeia de Suprimentos)
– Vendas e operações de lojas
– Excelência Comercial
– Tecnologia e Processos no Varejo
– Segmentação no Varejo