Marcos Nascimento

Marcos Nascimento

Marcos Nascimento é um eterno acometido de inconformismo e esperança com os aspectos relacionados a liderança e gestão de pessoas. Atuando e estudando o tema há mais de 20 anos, suas colocações sempre tocam em áreas que buscam desvendar os mitos, os ritos, os traumas, as tramas, os heróis e os anti-heróis da dramaturgia organizacional.

Sua capacidade de unir teoria e práxis, em razão de sua experiência como executivo e educador, tem fundamento em suas credenciais profissionais e acadêmicas.

É formado em Orientação Educacional e Tecnologia de Sistemas, com pós-graduação em RH e MBA pela Kellogg School of Management e Fundação Dom Cabral. Possui especializações em Gestão de Pessoas e Negócios em escolas como FGV-SP, London Business School, e Columbia Business School entre outras.

Atuou em grandes organizações como Sandoz (Novartis), Pfizer, Aché Laboratórios, PricewaterhouseCoopers, Accenture e EDS – Electronic Data Systems, dividindo seu tempo entre os continentes Americano, Asiático e Europeu. Premiado como Destaque RH 2002 pela Revista Gestão/RH em Síntese, e citado como The Best of America, pela revista Latin Trade, no ano de 2002.

Profissional atuante na área de Recursos Humanos, compôs o Comitê Temático do Congresso Mundial de Recursos Humanos 2004, e compõe o comitê temático do CONARH – Congresso Nacional de R.H. desde 2000. Foi coordenador do G3 (gestão 2003) – Grupo de Profissionais de RH.

Segue exercendo sua busca pelas modernas práticas de liderança e gestão de pessoas através de sua atual posição executiva além de sua atuação como professor dos cursos de MBA da FIA-USP.

Palestras

O tema central das palestras é o processo de gestão de pessoas talentosas e, invariavelmente, difíceis em seu relacionamento interpessoal, seja com pares, seja com subordinados, seja consigo mesmo.

Neste sentido, os temas propostos levam em consideração um apelo e provocação em seu título (na maioria ligados a artigos de minha autoria, já escritos e publicados em veículos nacionais e internacionais) com o objetivo de gerar curiosidade já na sua propagação.

Alguns temas/títulos abordados nas palestras:

– Comunicando-se com os talentos: meio ou atitude?
– Parcerias de RH: com quem devemos dar as mãos?
– A elegância do acrobata X a agilidade do malabarista!
– Liderança: sofrimento ou virtude?
– Resultados incomuns com pessoas comuns!
– Gestão de pessoas difíceis…porém talentosas: qual o segredo?
– O pastoreio e o cuidado com as ovelhas!
– Puros-sangues: gerindo o equilíbrio entre potência e controle!
– Qualidade de Vida

As apresentações têm em média 75 minutos, com opção de debate (dependendo do escopo, da empresa e do público) e elaboradas sempre com base na apresentação de imagens (filmes, charts e charges), frases provocativas e dados de pesquisa que permitem provocações e alguma “acidez” nas colocações, para que jamais o público saia da mesma forma que entrou!

A ideia central é mostrar uma “sombra”, porém focar na luz que pode sobrepor-se à ela. É “positivar” uma situação crítica e vivenciada pelo público.

Que saia maravilhado ou incomodado, ou até mesmo irritado, mas jamais da mesma forma que estava antes de assistir a palestra.

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