Pedro Pimenta

Pedro Pimenta

Em setembro de 2009, com apenas 18 anos, Pedro foi internado com menos de 1% de chance de sobrevivência e o diagnóstico de uma doença fatal que se espalhou rápido por sua corrente sanguínea. Estava com meningite meningocócica. Ficou no hospital durante cinco meses e meio, e teve que ter seus quatro membros amputados acima dos cotovelos e dos joelhos.
Médicos diziam que Pedro estava destinado à cadeira de rodas e uma vida sem independência. Mas ele desafiou o destino e venceu!

Após passar por diversos centros de reabilitação e manter-se perseverante e comprometido em relação ao seu sonho de voltar a ser um jovem ativo, esportista e independente, Pedro foi parar em um centro de treinamento para amputados em Oklahoma, nos Estados Unidos, onde fez treinamentos militares com soldados feridos no Afeganistão e Iraque. Após meses transformadores, passou, então, a aplicar os ensinamentos ali aprendidos no seu dia-a-dia e viu, a partir dali, sua vida decolar. Em 6 de dezembro de 2010, ele doou sua cadeira de rodas e nunca mais sentou em uma. Era o início de sua independência e realização.

“Uma grande lição que sempre passo, nem sempre intencionalmente, é de colocar seus problemas em perspectiva.”

Enquanto realizo tarefas simples da minha rotina, como ir à faculdade ou fazer compras no supermercado, pessoas vêm falar comigo.

Dizem que ao ver como eu lido com minhas limitações, elas passam a enxergar seus problemas de outra forma. Ouço isso diversas vezes por semana. De modo algum quero passar uma ideia de seus problemas são menores, difícil é minha vida’. Acredito que cada um sabe o tamanho dos seus problemas e as dificuldades pessoais para enfrentá-los. A mensagem que gosto de passar é a de que se pode sempre fazer mais com o que se tem. Para todos os problemas, uma solução; para todas as fechaduras, uma chave. É uma questão de entender onde está, de onde veio e onde quer chegar, entendendo os próprios limites – que é diferente de aceitá-los com resignação, ou desistir de tentar por achar que não vai dar conta.

“Quando você não tenta, o impossível vai continuar sendo inatingível.”

Atualmente, Pedro tem uma vida 100% independente. Cursa Economia nos EUA, onde reside, além de ministrar palestras motivacionais e ser mentor para outros amputados, fazendo visitas em hospitais e casas de recuperação, passando uma mensagem motivacional e ensinando como se adaptar com as próteses e ter uma vida plena. Em agosto de 2014 lançou seu primeiro livro “Superar é viver” pela editora Leya, e logo viu seu nome nas listas de best sellers de Veja e Época. Com o sucesso do livro, foi convidado a participar em programas de TV, rádio, jornais e revistas. Entre as participações na mídia, destaque para os programas “Encontro com Fátima Bernardes”, “Hora do Faro”, “Hoje em Dia” e “Esporte Fantástico”; as rádios CBN e Estadão/ESPN; as revistas Istoé, Época e Galileu; e os jornais Folha de São Paulo e Diário do ABC, entre outros.

Palestras:

Pedro Pimenta já palestrou em grandes eventos por diferentes países, inclusive um TEDx em 2013. Fluente em – além do Português – inglês e espanhol, já compartilhou sua história nos Estados Unidos, Colômbia e, claro, no Brasil.

Em suas palestras, Pedro foca no poder que todos temos de tomar ação e solucionar nossos problemas. Com o tema “Superar é viver”, aborda, também, temas como motivação, adaptação a mudanças, perseverança e muita superação. Os convidados saem com o sentimento de que com foco e comprometimento a nossos objetivos, há sempre um caminho, uma solução.

 

adesivo_116x124_superar_e_viver_0

 

Vídeo de Palestra:

Compartilhe

Sobre o Author

aRENa-__.-BiZ_..-AdMIn